Plano de Aula 01– Segunda Feira
Tema: Conhecendo os brinquedos de antigamente
Objetivos: Ampliar o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.
Conteúdos: Linguagem oral, expressão corporal.
Metodologia:
Primeiro Momento: Dispor a turma em círculos para
que iniciemos nossa aula cantando algumas músicas conhecidas pelas crianças.
Realizar a chamada, o calendário e a escolha do ajudante do dia, sorteando uma
ficha com o nome de um aluno. Após este momento, conversar com as crianças
sobre os brinquedos de hoje e antigamente. Perguntar se conhecem os brinquedos
que seus pais e avós costumavam brincar. Apresentar fotos de alguns brinquedos
(Ex. Carrinho de rolimã, boneca de pano, gri gri, peteca, bilboquê). Ao apresentar
os brinquedos questionar se alguém algum dia já teve contato com um desses
brinquedos, através de quem? Solicitar para que em casa realizem uma pesquisa
com seus avós, tios, pais, sobre os brinquedos que usavam na sua infância. (As
crianças levarão para casa um questionário, para que tenhamos maior resultado
da pesquisa que será realizada)
Segundo Momento: Construção de um bilboquê
Vamos iniciar
hoje a construção de um bilboquê. Levar o brinquedo para a turma e propor a
eles a construção deste, utilizando garrafa pet, E.V.A, tinta e outros
materiais.
Devido ao tempo
curto, iremos construir o brinquedo com alguns colegas e após atividade de
educação física, construiremos com os demais.
Plano de Aula 02– Terça Feira
Tema: Conhecendo os brinquedos de antigamente
Objetivos: Ampliar o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.
Conteúdos: Expressão corporal, coordenação motora, linguagem oral.
Metodologia:
Primeiro Momento: Organizar as crianças em uma
roda, para iniciarmos nossa aula. Conversar sobre nossa tarde e sobre as
atividades que iremos realizar. Chamada: Previamente, esconder as fichas dos
nomes das crianças na sala, expor a elas que hoje o a chamada será realizada de
uma maneira diferente. Elas deverão procurar as fichas dos colegas na sala e
escrever o nome que está na ficha no quadro. Realizar o calendário e a escolha
do ajudante do dia, sorteando uma ficha com o nome de um aluno.
Ensaio do teatro
e da música da páscoa.
Segundo Momento: Após o lanche, organizar as crianças novamente na rodinha para conversarmos sobre a atividade de hoje. Conversar sobre a atividade que realizamos na aula passada, perguntar se conversaram em casa com a família sobre nosso questionário, enviado na semana passada. Realizar o levantamento da pesquisa feita com a família e analisar quantos brinquedos diferentes (que não conhecemos) aparece na pesquisa. Analisar os dados e contabilizá-los no quadro. (Se for possível, realizaremos posteriormente um gráfico com os dados coletados).
Conversar sobre
o brinquedo que construímos na aula passada. Propor a elas que realizemos o
registro da atividade. Disponibilizar
para as crianças uma folha, onde estará escrito passo a passo como construir um
bilboquê. Cada um deverá desenhar seu bilboquê abaixo do texto e decorá-lo com
materiais diversos.
Terceiro Momento: Brincadeiras de roda no pátio
Propor a turma
que façamos uma roda para brincar com as cantigas preferidas deles. Ensinar as
crianças novas cantigas de roda e resgatar as que ainda não conhecem. Estimular
as crianças a cantar, desenvolvendo desta forma a expressão corporal e visual.
Plano de Aula 03– Quarta Feira
Tema: Conhecendo os brinquedos de antigamente
Objetivos: Ampliar o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.
Conteúdos: Identidade, expressão corporal, linguagem oral.
Metodologia:
Primeiro Momento: Sentar com as crianças no tapete
e conversar sobre nossa tarde. Cantar algumas músicas do repertório das
crianças. Realizar a chamada e a escolha do ajudante do dia através da
brincadeira cabra cega. O ajudante do dia anterior deverá vendar os olhos e
sair para pegar um colega. O primeiro colega a ser pego será o ajudante do dia.
Segundo Momento: Conversar com as crianças sobre nossa atividade de hoje. Propor que façamos a mesma pesquisa sobre os brinquedos que fizemos com a família, porém com eles. Cada um deverá contar qual seu brinquedo preferido, onde ele fica na sua casa, como brinca com ele. Fazer um levantamento dos brinquedos preferidos e após propor que cada um desenhe seu brinquedo. As crianças receberão uma folha com sua foto e abaixo de sua foto deverão realizar o registro de seu brinquedo preferido, trabalhando desta forma a identidade e os interesses de cada criança.
Terceiro Momento: Voltar para a sala de aula, após higiene bucal, organizar a sala. Colocar uma música calma para que as crianças se acalmem para a chegada dos pais. Proporcionar um momento de relaxamento, onde as crianças ficarão em duplas e farão massagem umas nas outras com bolinhas de algodão.
Plano de Aula 04 dia– Quinta Feira
Tema: Conhecendo os brinquedos de antigamente
Objetivos: Ampliar o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.
Conteúdos: Linguagem oral, noções matemáticas.
Metodologia:
Primeiro Momento: Em roda, realizar a chamada com o alfabeto móvel onde cada um deverá
procurar as letras que compõem seu nome e escrevê-lo podendo contar com o
auxílio dos colegas, ampliando assim seus conhecimentos acerca do mundo letrado.
Realizar o sorteio do ajudante do dia, que nos ajudará com o calendário do dia
de hoje.
Segundo Momento: Utilizando as imagens dos brinquedos que usamos durante a semana, perguntar as crianças qual daqueles brinquedos eles gostariam de construir. Fazer uma votação para ver qual o brinquedo mais votado, explicando que este será o próximo brinquedo que iremos construir na próxima semana.
Trabalhar a
poesia – Saco de Brinquedos de Carlos Urbim
TODO MUNDO SONHA
COM
UM SACO CHEIO
PRA
BRINCAR NO RECREIO
SE O
SONHO ACONTECE
ACORDA
A LEMBRANÇA
DE
CADA CRIANÇA –
SE O
MEU É PEQUENO
O TEU
É MAIOR!
CADA
UM PÕE NO SACO
O QUE
ACHA MELHOR!
Terceiro Momento: Explorar a leitura da poesia, conversar com as crianças sobre o que ela fala. Realizar o registro da poesia através de desenhos com materiais diversos.
Plano de Aula 05 dia– Sexta Feira
Tema: Conhecendo os brinquedos de antigamente
Objetivos: Ampliar o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.
Conteúdos:
Primeiro Momento: Iniciar nosso dia fazendo
combinados sobre nossas atividades e o que iremos realizar no dia de hoje; Será
solicitado ao ajudante do dia anterior que sorteie um colega para que seja
nosso ajudante de hoje e para que nos ajude com a montagem do calendário e
chamada, proporcionando um momento de interação entre as crianças, onde todos
poderão colaborar com a construção da data e da chamada.
Segundo Momento: - Dia do brinquedo: interagir e socializar com os colegas os brinquedos trazidos de casa em um momento de brincadeiras, oportunizando um momento onde as crianças poderão ir para o mundo da imaginação, criar e re-criar, realizando também troca de saberes entre eles.
Terceiro Momento: - Hoje iremos escrever uma cartinha para um colega. Cada criança deverá fazer um desenho para um colega, após, o ajudante do dia passará uma caixinha com os nomes dos colegas presentes, cada criança deverá retirar um nome, o nome que for retirado, deverá receber a carta feita pelo colega que o sorteou, tralhando e estimulando desta forma, o convívio com todos os colegas.
Quarto Momento: Brincadeiras no pátio com os brinquedos trazidos de casa.
Amo de mais seu blog por isso quero contribuir com esse material para enrriquece-lo ainda mais.
ResponderExcluirPlanos de aula (Primeiro dia na escola)
Plano de aula semana da adaptação
Plano de aula semanal educação infantil
Projeto adaptação escolar educação infantil
Adaptação escolar para a educação infantil
Mural escolar para o primeiro dia
Mural para o primeiro dia de aula
Mural variado volta as aulas
Muito bom! Esse tema usamos no semestre passado na minha universidade. Adorei seu plano de aula. Parabéns!
ResponderExcluir