terça-feira, 12 de junho de 2012

Planos de aula - Resgatando brinquedos e brincadeiras de antigamente


Plano de Aula 01– Segunda Feira


Tema: Conhecendo os brinquedos de antigamente


Objetivos: Ampliar o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.


Conteúdos: Linguagem oral, expressão corporal.


Metodologia:
Primeiro Momento: Dispor a turma em círculos para que iniciemos nossa aula cantando algumas músicas conhecidas pelas crianças. Realizar a chamada, o calendário e a escolha do ajudante do dia, sorteando uma ficha com o nome de um aluno. Após este momento, conversar com as crianças sobre os brinquedos de hoje e antigamente. Perguntar se conhecem os brinquedos que seus pais e avós costumavam brincar. Apresentar fotos de alguns brinquedos (Ex. Carrinho de rolimã, boneca de pano, gri gri, peteca, bilboquê). Ao apresentar os brinquedos questionar se alguém algum dia já teve contato com um desses brinquedos, através de quem? Solicitar para que em casa realizem uma pesquisa com seus avós, tios, pais, sobre os brinquedos que usavam na sua infância. (As crianças levarão para casa um questionário, para que tenhamos maior resultado da pesquisa que será realizada)



Segundo Momento: Construção de um bilboquê
Vamos iniciar hoje a construção de um bilboquê. Levar o brinquedo para a turma e propor a eles a construção deste, utilizando garrafa pet, E.V.A, tinta e outros materiais.
Devido ao tempo curto, iremos construir o brinquedo com alguns colegas e após atividade de educação física, construiremos com os demais.

Plano de Aula 02– Terça Feira


Tema: Conhecendo os brinquedos de antigamente


Objetivos: Ampliar o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.


Conteúdos: Expressão corporal, coordenação motora, linguagem oral.


Metodologia:
Primeiro Momento: Organizar as crianças em uma roda, para iniciarmos nossa aula. Conversar sobre nossa tarde e sobre as atividades que iremos realizar. Chamada: Previamente, esconder as fichas dos nomes das crianças na sala, expor a elas que hoje o a chamada será realizada de uma maneira diferente. Elas deverão procurar as fichas dos colegas na sala e escrever o nome que está na ficha no quadro. Realizar o calendário e a escolha do ajudante do dia, sorteando uma ficha com o nome de um aluno.
Ensaio do teatro e da música da páscoa.


Segundo Momento: Após o lanche, organizar as crianças novamente na rodinha para conversarmos sobre a atividade de hoje. Conversar sobre a atividade que realizamos na aula passada, perguntar se conversaram em casa com a família sobre nosso questionário, enviado na semana passada. Realizar o levantamento da pesquisa feita com a família e analisar quantos brinquedos diferentes (que não conhecemos) aparece na pesquisa. Analisar os dados e contabilizá-los no quadro. (Se for possível, realizaremos posteriormente um gráfico com os dados coletados).
Conversar sobre o brinquedo que construímos na aula passada. Propor a elas que realizemos o registro da atividade. Disponibilizar para as crianças uma folha, onde estará escrito passo a passo como construir um bilboquê. Cada um deverá desenhar seu bilboquê abaixo do texto e decorá-lo com materiais diversos.
Terceiro Momento: Brincadeiras de roda no pátio
Propor a turma que façamos uma roda para brincar com as cantigas preferidas deles. Ensinar as crianças novas cantigas de roda e resgatar as que ainda não conhecem. Estimular as crianças a cantar, desenvolvendo desta forma a expressão corporal e visual.

Plano de Aula 03– Quarta Feira
Tema: Conhecendo os brinquedos de antigamente


Objetivos: Ampliar o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.


Conteúdos: Identidade, expressão corporal, linguagem oral.


Metodologia:
Primeiro Momento: Sentar com as crianças no tapete e conversar sobre nossa tarde. Cantar algumas músicas do repertório das crianças. Realizar a chamada e a escolha do ajudante do dia através da brincadeira cabra cega. O ajudante do dia anterior deverá vendar os olhos e sair para pegar um colega. O primeiro colega a ser pego será o ajudante do dia.


Segundo Momento: Conversar com as crianças sobre nossa atividade de hoje. Propor que façamos a mesma pesquisa sobre os brinquedos que fizemos com a família, porém com eles. Cada um deverá contar qual seu brinquedo preferido, onde ele fica na sua casa, como brinca com ele. Fazer um levantamento dos brinquedos preferidos e após propor que cada um desenhe seu brinquedo. As crianças receberão uma folha com sua foto e abaixo de sua foto deverão realizar o registro de seu brinquedo preferido, trabalhando desta forma a identidade e os interesses de cada criança.


Terceiro Momento: Voltar para a sala de aula, após higiene bucal, organizar a sala. Colocar uma música calma para que as crianças se acalmem para a chegada dos pais. Proporcionar um momento de relaxamento, onde as crianças ficarão em duplas e farão massagem umas nas outras com bolinhas de algodão.

Plano de Aula 04 dia– Quinta Feira
Tema: Conhecendo os brinquedos de antigamente


Objetivos: Ampliar o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.


Conteúdos: Linguagem oral, noções matemáticas.


Metodologia:
Primeiro Momento: Em roda, realizar a chamada com o alfabeto móvel onde cada um deverá procurar as letras que compõem seu nome e escrevê-lo podendo contar com o auxílio dos colegas, ampliando assim seus conhecimentos acerca do mundo letrado. Realizar o sorteio do ajudante do dia, que nos ajudará com o calendário do dia de hoje.


Segundo Momento: Utilizando as imagens dos brinquedos que usamos durante a semana, perguntar as crianças qual daqueles brinquedos eles gostariam de construir. Fazer uma votação para ver qual o brinquedo mais votado, explicando que este será o próximo brinquedo que iremos construir na próxima semana.
Trabalhar a poesia – Saco de Brinquedos de Carlos Urbim


TODO MUNDO SONHA
COM UM SACO CHEIO
PRA BRINCAR NO RECREIO
SE O SONHO ACONTECE
ACORDA A LEMBRANÇA
DE CADA CRIANÇA
SE O MEU É PEQUENO
O TEU É MAIOR!
CADA UM PÕE NO SACO
O QUE ACHA MELHOR!


Terceiro Momento: Explorar a leitura da poesia, conversar com as crianças sobre o que ela fala. Realizar o registro da poesia através de desenhos com materiais diversos.


Plano de Aula 05 dia– Sexta Feira


Tema: Conhecendo os brinquedos de antigamente


Objetivos: Ampliar o repertório dos brinquedos conhecidos pelas crianças, possibilitando contato com outros brinquedos que não fazem parte de seu dia a dia, permitindo a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.


Conteúdos:
Primeiro Momento: Iniciar nosso dia fazendo combinados sobre nossas atividades e o que iremos realizar no dia de hoje; Será solicitado ao ajudante do dia anterior que sorteie um colega para que seja nosso ajudante de hoje e para que nos ajude com a montagem do calendário e chamada, proporcionando um momento de interação entre as crianças, onde todos poderão colaborar com a construção da data e da chamada.


Segundo Momento: - Dia do brinquedo: interagir e socializar com os colegas os brinquedos trazidos de casa em um momento de brincadeiras, oportunizando um momento onde as crianças poderão ir para o mundo da imaginação, criar e re-criar, realizando também troca de saberes entre eles.


Terceiro Momento: - Hoje iremos escrever uma cartinha para um colega. Cada criança deverá fazer um desenho para um colega, após, o ajudante do dia passará uma caixinha com os nomes dos colegas presentes, cada criança deverá retirar um nome, o nome que for retirado, deverá receber a carta feita pelo colega que o sorteou, tralhando e estimulando desta forma, o convívio com todos os colegas.


Quarto Momento: Brincadeiras no pátio com os brinquedos trazidos de casa.


Um comentário: